Onde fica o número do NIS na Carteira de Trabalho

Compartilhe essa informação!

Muitas pessoas não sabem onde fica o número do NIS na Carteira de Trabalho antiga e na nova. Isso acaba causando muita dificuldade pois a CTPS é uma das principais ferramentas do trabalhador, por isso deve-se saber tudo que envolve a mesma.

A consulta do NIS é importante pois é através desse que são liberados vários benefícios sociais e benefícios trabalhistas, como: Seguro-Desemprego, Bolsa Família, ID Jovem, FGTS, entre outros.

Por isso todo trabalhador deve ter o conhecimento sobre qual é o seu. Portanto compartilhe esse artigo para que todos fiquem por dentro da importância desse tema.

onde fica o nis na carteira de trabalho

Onde fica o número do NIS na Carteira de Trabalho Antiga e Nova

Existem alguns modelos de CTPS disponíveis no país e em cada um a identificação ocorrerá de maneira diferente. Por isso deve-se ter o conhecimento sobre onde encontrar o NIS no seu documento.

Carteira de Trabalho Nova

No modelo novo é fácil de identificar a informação, podendo ser visto como o número em destaque(sublinhado de vermelho) na imagem abaixo:

nis ctps nova

Carteira de Trabalho Antiga

Já no modelo antigo não há essa informação de forma tão explícita, mas é possível ver a informação desejada em um papel que era colocado anteriormente pela Caixa Econômica Federal e representava o PIS/PASEP do trabalhador, como pode ser visto na imagem abaixo:

pis nis ctps antiga

Outra possibilidade é que o número do NIS esteja escrito em outras partes do modelo antigo, como no campo de Anotações Gerais, então cabe ao trabalhador procurar a informação para que, assim, possa saber direito a sua informação.

Cartão Cidadão

Outra opção para o trabalhador é usar o Cartão Cidadão para saber o número do NIS. O mesmo se encontra escrito no cartão da forma abaixo: cartao cidadao

Sendo composto por 11 dígitos. Na imagem acima, por exemplo, ele seria: 12345678901.

NIS, NIT, PIS, PASEP, qual a relação entre eles?

Esse embaralhado de siglas muitas vezes confunde a cabeça dos beneficiários. Parece até uma sopa de letrinhas, não é mesmo? rsrs

Mas o fato é que eles são o mesmo número, embora sejam usados em situações diferentes e suas siglas possuam diferenças:

  • NIS: Número de Identificação Social
  • NIT: Número de Inscrição do Trabalhador
  • PIS: Programa de Integração Social
  • PASEP: Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público

Então espero que esse conteúdo tenha esclarecido algumas dúvidas pois foi criado com essa intenção.

Fonte: Caixa Econômica Federal, MDS e Banco do Brasil.


Compartilhe essa informação!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *