Bolsa Família Suspenso por 2 Meses
Ter o Bolsa Família Suspenso por 2 Meses deve ligar o sinal de alerta de uma família. Afinal, deixar de receber o benefício por Dois Meses é muito tempo para quem precisa. Por isso esse artigo visa tirar algumas dúvidas acerca desse tema.
Se isso acontece com algum beneficiário é sinal de que ele está com problemas. A parte que cabe à gestão municipal é avaliar a situação e ver o que é possível fazer para que o problema seja revertido. Já à família cabe respeitar o que for combinado com a gestão.
Por isso é de grande importância esse tema para todos: beneficiários e gestores.
Então seria de grande importância o compartilhamento desse conteúdo. Pois, assim, conseguimos fazer com que essas informações possam ser acessadas por um número maior de pessoas.

Conteúdos
Bolsa Família Suspenso por 2 Meses: Por que ocorre?
Bom, esse problema pode ocorrer por descumprimento das condicionalidades ou erro no envio das informações dos integrantes familiares para a gestão do programa em cada uma das áreas onde existem condicionalidades.
Sendo assim, os motivos mais comuns de ocorrência do problema são:
- Faltas excessivas das crianças, adolescentes e jovens menores de idade na escola
- Falta de acompanhamento médico dos menores, das mulheres e das gestantes
- Descumprimento das responsabilidades na assistência social como na participação em atividades socioeducativas e de convivência
- Erro no envio desses dados para o Governo Federal
- Informações do cadastro desatualizadas, gerando erro no acompanhamento das informações
Portanto é importante que os beneficiários conheçam seus direitos e seus deveres relacionados ao recebimento do benefício. Assim é possível se prevenir contra ter o Bolsa Família Suspenso por 2 Meses e não precisa perder tempo posteriormente tentando reaver o benefício.
Bolsa Família Suspenso por 2 Meses: O que fazer?
O ideal para o beneficiário é que procure o mais rápido possível a gestão municipal logo assim que identificar o problema.
Assim o gestor pode analisar o caso e propor uma solução.
Normalmente o caso passa pela mão de um técnico(Assistente Social ou Psicólogo(a)) com a finalidade de que ele oriente a família sobre o ocorrido e, também, resolva o problema.
É importante levar documentos pessoais(CPF, Identidade, Carteira de Trabalho) e o Cartão do Bolsa Família(ou o Número do NIS) para facilitar o atendimento.
Etapas do descumprimento das condicionalidades
Caso a família descumpra as condicionalidades na área da saúde, assistência social ou educação poderá ter problemas no recebimento. Esses problemas podem ser em até cinco ocorrências, sendo que, na última, o benefício é cancelado e a família deixa de receber em definitivo o Bolsa Família.
Veja na imagem abaixo a repercussão de cada uma das cinco ocorrências:
Como pode ver, são muitos avisos até o benefício ser cancelado. Sendo: (1º)advertência, (2º)bloqueio por 1 mês, (3º e 4º) Bolsa Família Suspenso por 2 Meses e, no último, (5º)o cancelamento a partir das regras estabelecidas pelo programa.
Tudo isso faz com que, a pessoa que tenha o problema de suspensão por dois meses, esteja alerta para não perder o benefício em definitivo. Afinal ela já recebeu outras advertências mas continuou a descumprir as regras do programa.
Maiores informações sobre o tema
Se deseja mais informações sobre o programa ou sobre os benefícios pode-se navegar pelo nosso site.
Mas é possível buscar maiores informações nos canais oficiais como:
- na gestão municipal do Cadastro Único;
- através do Telefone do Bolsa Família do MDS(0800 707 2003).
Cabe a você, então, decidir qual vai ser sua fonte de informação e onde saber mais sobre o Bolsa Família Suspenso por 2 Meses. Mas espero que esse artigo tenha sido esclarecedor e que tenha tirado todas as suas dúvidas acerca do tema.