Bolsa Família Suspenso por 2 Meses

Compartilhe essa informação!

Ter o Bolsa Família Suspenso por 2 Meses deve ligar o sinal de alerta de uma família. Afinal, deixar de receber o benefício por Dois Meses é muito tempo para quem precisa. Por isso esse artigo visa tirar algumas dúvidas acerca desse tema.

Se isso acontece com algum beneficiário é sinal de que ele está com problemas. A parte que cabe à gestão municipal é avaliar a situação e ver o que é possível fazer para que o problema seja revertido. Já à família cabe respeitar o que for combinado com a gestão.

Por isso é de grande importância esse tema para todos: beneficiários e gestores.

Então seria de grande importância o compartilhamento desse conteúdo. Pois, assim, conseguimos fazer com que essas informações possam ser acessadas por um número maior de pessoas.

bolsa familia suspenso por 2 meses
Bolsa Família Suspenso por 2 Meses ( Dois Meses ): O que fazer?

Bolsa Família Suspenso por 2 Meses: Por que ocorre?

Bom, esse problema pode ocorrer por descumprimento das condicionalidades ou erro no envio das informações dos integrantes familiares para a gestão do programa em cada uma das áreas onde existem condicionalidades.

Sendo assim, os motivos mais comuns de ocorrência do problema são:

  • Faltas excessivas das crianças, adolescentes e jovens menores de idade na escola
  • Falta de acompanhamento médico dos menores, das mulheres e das gestantes
  • Descumprimento das responsabilidades na assistência social como na participação em atividades socioeducativas e de convivência
  • Erro no envio desses dados para o Governo Federal
  • Informações do cadastro desatualizadas, gerando erro no acompanhamento das informações

Portanto é importante que os beneficiários conheçam seus direitos e seus deveres relacionados ao recebimento do benefício. Assim é possível se prevenir contra ter o Bolsa Família Suspenso por 2 Meses e não precisa perder tempo posteriormente tentando reaver o benefício.

Bolsa Família Suspenso por 2 Meses: O que fazer?

O ideal para o beneficiário é que procure o mais rápido possível a gestão municipal logo assim que identificar o problema.

Assim o gestor pode analisar o caso e propor uma solução.

Normalmente o caso passa pela mão de um técnico(Assistente Social ou Psicólogo(a)) com a finalidade de que ele oriente a família sobre o ocorrido e, também, resolva o problema.

É importante levar documentos pessoais(CPF, Identidade, Carteira de Trabalho) e o Cartão do Bolsa Família(ou o Número do NIS) para facilitar o atendimento.

Etapas do descumprimento das condicionalidades

Caso a família descumpra as condicionalidades na área da saúde, assistência social ou educação poderá ter problemas no recebimento. Esses problemas podem ser em até cinco ocorrências, sendo que, na última, o benefício é cancelado e a família deixa de receber em definitivo o Bolsa Família.

Veja na imagem abaixo a repercussão de cada uma das cinco ocorrências:

frequencia escolar bolsa familia descumprimento condicionalidade

Como pode ver, são muitos avisos até o benefício ser cancelado. Sendo: (1º)advertência, (2º)bloqueio por 1 mês, (3º e 4º) Bolsa Família Suspenso por 2 Meses e, no último, (5º)o cancelamento a partir das regras estabelecidas pelo programa.

Tudo isso faz com que, a pessoa que tenha o problema de suspensão por dois meses, esteja alerta para não perder o benefício em definitivo. Afinal ela já recebeu outras advertências mas continuou a descumprir as regras do programa.

Maiores informações sobre o tema

Se deseja mais informações sobre o programa ou sobre os benefícios pode-se navegar pelo nosso site.

Mas é possível buscar maiores informações nos canais oficiais como:

Cabe a você, então, decidir qual vai ser sua fonte de informação e onde saber mais sobre o Bolsa Família Suspenso por 2 Meses. Mas espero que esse artigo tenha sido esclarecedor e que tenha tirado todas as suas dúvidas acerca do tema.

Bolsa Família Suspenso por 2 Meses
5 (100%) 3 votes

Compartilhe essa informação!

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *